Ao longo dos últimos 15 anos, desde que comecei minha jornada nesta fascinante especialidade médica, pude perceber que a Neurocirurgia sempre desperta muita curiosidade no público em geral.
No entanto, percebi também que nem sempre é fácil encontrar informação objetiva e organizada a respeito deste tema. Assim, me propus a escrever alguns artigos sobre a minha especialidade médica com intuito educacional e informativo.
Inicio então apresentando 3 aspectos básicos sobre esta tão curiosa e desafiadora especialidade:
1 – O que é Neurocirurgia?
De forma geral, as pessoas tendem a entender que Neurocirurgia se resume à cirurgia no cérebro. No entanto, Neurocirurgia é muito mais do que isso. Trata-se de especialidade médica responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com lesões ou doenças do cérebro, medula, coluna vertebral e nervos periféricos que possam requerer tratamento cirúrgico em algum momento. Isto inclui pacientes adultos ou pediátricos.
2 – Neurocirurgia e Neurologia são a mesma especialidade?
Definitivamente não. O médico especialista em Neurocirurgia é o neurocirurgião. E o médico especialista em Neurologia é o neurologista. Embora neurologistas e neurocirurgiões, muito frequentemente, trabalhem juntos, o foco principal de cada especialidade é diferente. O neurologista trata de condições clínicas, ou seja, doenças e lesões cujo tratamento não envolve cirurgia. Já o neurocirurgião tem seu foco principal no tratamento de condições que podem requerer cirurgia, tais como: tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, hidrocefalia, hérnias de disco, neuralgia trigeminal, tumores de hipófise, malformação de Chiari e muitas outras doenças de tratamento potencialmente cirúrgico.
3 – Quando procurar um Neurocirurgião?
Em geral, quando um paciente apresenta sintomas neurológicos, muitas vezes sua avaliação inicial deve ser com um neurologista. Este irá consultar e examinar o paciente para chegar à origem do problema. Se descobrirem um problema estrutural, como um tumor, por exemplo, o paciente deve então procurar um neurocirurgião. É importante entender, no entanto, que nem todo paciente em acompanhamento com neurocirurgião irá necessariamente ser operado. Boa parte dos tratamentos empregados por este profissional é de cunho conservador, ou seja, sem cirurgia. O mais importante é consultar um profissional da sua confiança para que seja definido um plano de tratamento individualizado para o seu caso especificamente.
Dr. Baltazar Leão é neurocirurgião, especialista em tumores cerebrais e doenças cerebrovasculares. Possui Doutorado em Cirurgia pela UFMG e é Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG.
Excelente profissional! Bastante comprometido com os seus pacientes. Amplo (e reconhecido) conhecimento na área de base do crânio. Formação acadêmica impecável.