O que é a Base do Crânio?
A base do crânio é a região anatômica sobre a qual repousa o nosso cérebro. É uma área anatomicamente delicada pois contém músculos, artérias, veias e nervos muito importantes para a qualidade de vida do indivíduo. Para facilitar o entendimento: a região da base do crânio está localizada atrás da face, abaixo do cérebro e à frente do tronco cerebral e é uma das regiões anatômicas mais complexas do corpo humano.
Quando pode ser necessária a cirurgia na base do crânio?
A neurocirurgia da base do crânio trata lesões localizadas profundamente entre a base do crânio e o cérebro ou propriamente dentro da base do crânio. De forma geral, as patologias mais comuns que afetam a base do crânio são os tumores. Esses tumores podem ser histologicamente “benignos” (meningioma, neurinoma ou schwannoma, adenoma hipofisário, craniofaringioma, cordomas) ou mesmo tumores malignos (carcinomas e metástases, por exemplo).
Dr. Baltazar Leão
Neurocirurgião especialista em cirurgia da Base do Crânio
Vamos juntos fazer uma avaliação completa do seu caso e encontrar o tratamento adequado para você
+ 15 anos de experiência
+ 2.500 cirurgias realizadas
+ 700 pacientes atendidos /ano
Como posso saber se o meu caso é de tratamento cirúrgico?
Nada substitui uma adequada consulta médica. Somente por meio de uma conversa seguida de avaliação médica, incluindo paciente e familiares, é possível estabelecer um plano de tratamento para cada caso em específico.
Parcela considerável das doenças localizadas na base do crânio podem não requerer tratamento cirúrgico imediato. Entretanto, devem ser acompanhadas de perto e reavaliadas com relativa frequência, até o momento da decisão cirúrgica de fato.
Nos casos onde há indicação de tratamento cirúrgico, é importantíssimo um planejamento pré-operatório detalhado, observando as particularidades de cada caso em questão. O paciente deve ter suas dúvidas esclarecidas e ser também adequadamente instruído sobre a doença em questão, o seu pré-operatório e pós-operatório. A participação do paciente e seus familiares é etapa crucial no sucesso do tratamento das patologias da base do crânio.
A abordagem cirúrgica da região da base do crânio envolve uma série de procedimentos complexos e delicados que visam acessar com segurança esta região anatômica para expor e remover diferentes tipos de lesões. Os diversos acessos cirúrgicos à base do crânio devem ser meticulosamente planejados visando preservar os nervos e vasos críticos que cruzam esta região, além de evitar o manuseio exagerado do tecido cerebral.
Portanto, o conceito chave desta modalidade de cirurgia reside na adequada seleção da via cirúrgica mais apropriada, considerando características individuais de cada paciente assim como da patologia a ser operada. Para isso, é fundamental um profundo conhecimento da anatomia e fisiologia desta região. A abordagem cirúrgica de um tumor, por exemplo, pode, em algumas situações, durar várias horas. E, em alguns casos, pode até mesmo ser necessário que a cirurgia seja realizada em 2 etapas: uma primeira etapa para acessar e expor a lesão e uma segunda etapa para removê-la.
A remoção dessas lesões é desafiadora devido à proximidade com estruturas neurais e vasculares de grande importância. E é exatamente por isso que a retirada desses tumores, que estão entre os tumores mais complexos de operar no organismo, às vezes está associada a um risco cirúrgico significativo.
Deve-se entender que, na maioria dos casos, o risco de não operar é significativamente maior do que o risco da própria cirurgia. Ou seja, quando um tratamento cirúrgico é proposto significa que os potenciais benefícios deste tratamento suplantam seus potenciais riscos.
Nos dias atuais, o arsenal tecnológico e a evolução do conhecimento médico tornaram estas cirurgias muito mais seguras. A utilização de técnicas como monitorização neurofisiológica intra-operatória, neuronavegação, endoscopia de base de crânio e poderosos microscópios cirúrgicos associado ao trabalho conjunto de profissionais de diferentes especialidades aumentou significativamente a efetividade destes procedimentos e reduziu suas chances de intercorrências.
- Tratamentos -
- Aneurisma Cerebral
- Cirurgia de Epilepsia
- Glioblastomas
- Gliomas
- Hemangiomas Cavernosos
- Hérnia de Disco
- Malformação Arteriovenosa Cerebral
- Malformação de Arnold-Chiari
- Meningiomas
- Metástases Cerebrais
- Neuralgia Trigeminal
- Schwannoma Vestibular
- Tumores da Glândula Hipófise
- Tumores Medulares
- Aneurisma Cerebral
- Cirurgia de Epilepsia
- Glioblastomas
- Gliomas
- Hemangiomas Cavernosos
- Hérnia de Disco
- Malformação Arteriovenosa Cerebral
- Malformação de Arnold-Chiari
- Meningiomas
- Metástases Cerebrais
- Neuralgia Trigeminal
- Schwannoma Vestibular
- Tumores da Glândula Hipófise
- Tumores Medulares
A importância de uma equipe experiente e multidisciplinar
O trabalho em equipe envolvendo profissionais de diversas áreas e dedicados às cirurgias da base do crânio, o estudo e atualização constantes, familiaridade com as técnicas cirúrgicas e tecnologias associadas aumentam significativamente o sucesso e a segurança desses procedimentos.
Ao longo dos anos, conseguimos estabelecer um grupo de profissionais dedicado e habituado às rotinas da cirurgia da base do crânio. Este grupo conta com profissionais de diferentes áreas: neurocirurgiões, anestesiologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, instrumentadores cirúrgicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Nosso grupo é especializado em cirurgia da base do crânio e domina todas as abordagens cirúrgicas, técnicas e tecnologias utilizadas para realizar este tipo de operação, incluindo microcirurgia e endoscopia.
- Entre em Contato -
Agende sua Consulta
(31) 9 8481 – 9600
Venha nos Visitar
Rua dos Otoni, 735 – Sala 1010
Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG