O que trata a Neurocirurgia Vascular?
O cérebro humano é um órgão que nunca “desliga”, ou seja, está sempre trabalhando e enviando impulsos elétricos pelo nosso corpo. Isso faz com que nosso cérebro necessite de um aporte contínuo de nutrientes. Estes nutrientes são, basicamente, oxigênio e glicose, ambos transportados pela corrente sanguínea.
Em nosso corpo, as estruturas responsáveis por transportar o sangue contendo oxigênio e glicose são as artérias e veias. Então, qualquer condição que interrompa o fluxo sanguíneo para o cérebro, como placas gordurosas acumuladas nas artérias carótidas do pescoço ou mesmo rupturas arteriais, coloca em risco a nutrição adequada do tecido cerebral. E quando falta sangue no tecido nervoso, seja por uma obstrução ou um rompimento dos vasos sanguíneos destinados ao cérebro, temos um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A neurocirurgia vascular dedica-se ao estudo e tratamento de doenças dos vasos sanguíneos do cérebro e da medula espinhal. São exemplos destas doenças: aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas (MAV), hemangiomas cavernosos (cavernomas), estenose carotídea por ateromatose, fístulas arteriovenosas, doença de moya-moya, além de diversas outras condições menos frequentes.
Dr. Baltazar Leão
Neurocirurgião especialista em Neurocirurgia Vascular
Vamos juntos fazer uma avaliação completa do seu caso e encontrar o tratamento adequado para você
+ 15 anos de experiência
+ 2.500 cirurgias realizadas
+ 700 pacientes atendidos /ano
Qual profissional cuida das doenças vasculares do cérebro e medula: Neurocirurgião, Neurologista ou Neurorradiologista?
É importante entender que algumas doenças vasculares do cérebro e medula podem ser tratadas pelo neurocirurgião vascular, pelo neurorradiologista intervencionista, pelo neurologista ou mesmo por uma combinação destes profissionais que podem trabalhar conjuntamente. De fato, em serviços especializados, estes três profissionais trabalham em conjunto na maioria dos casos, somando suas expertises a favor do melhor tratamento do paciente.
O neurocirurgião vascular utiliza da técnica microcirúrgica e o neurorradiologista intervencionista utiliza da técnica endovascular. Deve-se ter em mente que essas duas técnicas constituem tratamentos invasivos, ou seja, ambos são considerados procedimentos cirúrgicos. E somente o julgamento criterioso associado a análise individualizada caso-a-caso são capazes de definir a modalidade de tratamento mais adequada para cada paciente.
Na neurocirurgia vascular, as patologias são tratadas, portanto, por meio de microneurocirurgia, ou seja, a abordagem cirúrgica direta da doença em questão utilizando poderosos microscópios cirúrgicos. Diversas técnicas auxiliares e tecnologias adicionais podem ser necessárias nessa modalidade cirúrgica, como: micro-doppler, doppler transcraniano, fluorescência, estudos de perfusão e indocianina verde.
Independente da técnica utilizada ou da modalidade de tratamento, é importante esclarecer que todos os procedimentos vasculares sobre o cérebro e medula são extremamente delicados. Por isso, o planejamento adequado pré-operatório com avaliação clínica e exames avançados de imagem são importantes para definição tanto da melhor técnica de tratamento quanto do melhor momento para a realização da cirurgia.
Outro ponto importante a ser enfatizado é o fato de que nem todas as doenças vasculares do cérebro e medula necessitam de tratamento cirúrgico. Isto é, um bom número de alterações relacionadas aos vasos sanguíneos cerebrais pode requerer apenas tratamento com medicamentos ou acompanhamento seriado com estudos de imagem. O importante aqui é contar com auxílio do especialista para esclarecer dúvidas e estabelecer uma estratégia terapêutica de curto, médio e longo prazos.
Desta forma, é recomendável contar com profissionais com treinamento específico em Neurocirurgia Vascular, habituados ao tratamento destas patologias e que trabalhem em equipes e instituições com expertise no assunto. Em nossa opinião, o trabalho em conjunto do Neurocirurgião Vascular, Neurologista e Neurorradiologista é sempre fundamental.
- Tratamentos -
- Aneurisma Cerebral
- Cirurgia de Epilepsia
- Glioblastomas
- Gliomas
- Hemangiomas Cavernosos
- Hérnia de Disco
- Malformação Arteriovenosa Cerebral
- Malformação de Arnold-Chiari
- Meningiomas
- Metástases Cerebrais
- Neuralgia Trigeminal
- Schwannoma Vestibular
- Tumores da Glândula Hipófise
- Tumores Medulares
- Aneurisma Cerebral
- Cirurgia de Epilepsia
- Glioblastomas
- Gliomas
- Hemangiomas Cavernosos
- Hérnia de Disco
- Malformação Arteriovenosa Cerebral
- Malformação de Arnold-Chiari
- Meningiomas
- Metástases Cerebrais
- Neuralgia Trigeminal
- Schwannoma Vestibular
- Tumores da Glândula Hipófise
- Tumores Medulares
- Entre em Contato -
Agende sua Consulta
(31) 9 8481 – 9600
Venha nos Visitar
Rua dos Otoni, 735 – Sala 1010
Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG